No livro "A queda da propaganda", o Al Ries afirma que a propaganda perdeu sua utilidade.
Argumentos? Propaganda carece de credibilidade, é parcial, é a voz de uma empresa ansiosa para vender, etc.
De acordo com Al Ries, a propaganda perdeu sua função de comunicação e hoje sobrevive como arte.
Al Ries propõe que a melhor maneira de se criar uma marca é utilizar as Relações Públicas. Entende-se RP como a atividade de comunicação de marketing que visa criar, manter, ou polir a imagem institucional da empresa através do contato direto e resposta imediata, sem jamais recorrer a argumentos de vendas. O próprio nome diz. Relacionar-se positivamente com os públicos. Todos eles. Principalmente a imprensa. Por quê? Por que a imprensa possui alto grau de confiabilidade e credibilidade.
Portanto, RP não mais pode ser vista como atividade secundária. Google, Starbucks, Harry Potter, Red Bull, Microsoft foram frutos de RP, e não de propaganda.
Eu AMO essa profissão!!
Dica: lucyjeckel.com ;)
Adorei teu blog minha sobrinha , vou visita-lo com mais frequencia.
ResponderExcluirBjs,
Tio Thomaz