domingo, 31 de outubro de 2010

Halloween ou Dia do Saci?


Hoje, diversos países vão comemorar o Halloween! Celebrada no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos, é realizada em grande parte dos países ocidentais, mais comemorada nos Estados Unidos. Mas, a origem do Halloween é da Irlanda!


Na verdade o Halloween não é o "Dia das Bruxas", porque na sua origem não se tratava de bruxas. Na Idade Média, a Inquisição usava o Halloween para identificar os seguidores da festa pagã e acusá-los de bruxaria.




E as abóboras?? Um antigo mito folclórico irlandês diz que a luz das lanternas de abóbora manteria afastados os maus espíritos. 




Bom, o mais legal do Halloween (experiência própria) é pedir e dar doces às crianças!!
 A prática tem duas origens: 1) na oferenda de comida a espíritos na tradição pagã; 2) no costume da Inglaterra antiga de pessoas pobres pedirem comida no Dia de Todos os Santos.


Interessante: o nome tem origem no Dia de Todos os Santos, mas a palavra surgiu da junção de "All Hallows Eve", que significa, "véspera do Dia de Todos os Santos" = Halloween!




Bom, dizem que existe no Brasil uma festa em  protesto ao Halloween. Em protesto contra a festa "estrangeira", muitos brasileiros preferem comemorar o Dia do Saci.




Olha, a gente já adotou tanta coisa estrangeira, que não vejo problema com isso. E, sinceremente, eu não sei como é uma festa do Dia do Saci... alguém sabe??


---


Fui uma bruxa no Halloween que passei no Canadá com meus queridos amigos. Recomendo terem esta experiência!!!


Família Rondon - Corner Brook/Canadá

Também fui pedir "doces ou travessuras" pela vizinhança!! Muito muito divertido!! Enchemos as nossas fronhas de guloseimas!

Lucy e Pilar - Corner Brook/Canadá

Happy Halloween pra quem é de Halloween!!! ;)

3 comentários:

  1. UAU!!!!
    Adorei a postagem........adoro Halloween......acho que é uma certa identificação com as bruxas.......boazinhas, é claro!!!! rsrsrsrsrs
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  2. Dia do saci é conversa de gente que não gosta do Helloween por puro motivo religioso. Se é pra valorizar apanas o que é nosso então vamos inventar o dia Emília no dia de natal, o dia Matinta Perera nas festas Juninas, o dia Cobra grande no carnaval e por ai vai. E depois quem disse que o Saci é nosso? Quem apresentou esse projeto intolerante de lei não sabia nem o que inventar!

    ResponderExcluir
  3. Dia do saci é conversa de gente que não gosta do Helloween por puro motivo religioso. Se é pra valorizar apanas o que é nosso então vamos inventar o dia Emília no dia de natal, o dia Matinta Perera nas festas Juninas, o dia Cobra grande no carnaval e por ai vai. E depois quem disse que o Saci é nosso? Quem apresentou esse projeto intolerante de lei não sabia nem o que inventar!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails